segunda-feira, 31 de março de 2025

Maioria dos estudantes brasileiros no Japão frequenta escolas públicas

Foto Divulgação/Ministério da Educação
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a maioria dos estudantes do Brasil que migra para o Japão frequenta escolas públicas japonesas, enquanto uma menor parte opta por instituições particulares que ofertam o currículo brasileiro.

Em agenda na Ásia desde o início da semana passada, uma comitiva do MEC visitou, durante a última quinta-feira, 27, a escola Irifune Shogakko, situada na cidade de Yokohama, no Japão.

O cenário visto em Shogakko, de estrangeiros estudando em língua japonesa, tem se tornado recorrente no país. 

De acordo com o MEC, a maioria dos estudantes do Brasil que migra para o Japão frequenta escolas públicas japonesas, enquanto uma menor parte opta por instituições particulares que ofertam o currículo brasileiro.

A unidade é uma das instituições de ensino no país que recebe alunos brasileiros que optam por estudar na Terra do Sol Nascente.

O líder da comitiva e titular do MEC, Camilo Santana (PT), conheceu os estudantes brasileiros da instituição e aproveitou para conversar também sobre a valorização da educação no país asiático.

Em nota divulgada pelo Ministério, Camilo reforçou a capacidade da educação de superar barreiras, como por exemplo, a língua falada em outro país.

“Conversei com alunos, ouvi professores e dialogamos sobre os desafios que nos unem. Quando há incentivo, é possível adaptar o imigrante ao sistema local e superar barreiras para a aprendizagem – uma lição que vale para o Japão e também para o Brasil. 

Volto com ainda mais energia e convicção, renovada, de que a educação é propulsora universal de desenvolvimento e o grande caminho para transformar vidas”, disse o ministro.

Com informações do O Povo.