![]() |
Foto Divulgação/Governo do Ceará |
O governador Elmano de Freitas (PT) assinou nesta segunda-feira (31), decretos que regulamentam a reestruturação das forças de segurança do Governo do Ceará.
No Palácio da Abolição, o chefe do Executivo e os comandantes de cada vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentaram as medidas que serão implementadas e que já foram aprovadas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Conforme apresentado pelo Governo, o objetivo é intensificar a descentralização entre os órgãos da segurança pública e otimizar os serviços realizados pela pasta. Durante live nesta segunda, o governador detalhou que as medidas vão auxiliar na integração entre as instituições.
Além da SSPDS, serão implementadas mudanças na Polícia Civil do Ceará (PCCE), na Polícia Militar do Ceará (PMCE), no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e na Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
SSPDS
Para a Secretaria, a meta do Governo é aumentar a área de proximidade da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) no interior do Estado. Atualmente, apenas existe a sede da Ciops na capital Fortaleza e duas células em Sobral e Juazeiro do Norte.
Com as mudanças que serão implementadas, as células passarão a funcionar como novas sedes da Coordenadoria e será criada uma Ciops em Quixadá, Sertão Central.
Para cada sede, aliás, serão criados quatro novos núcleos. São eles:
Ciops Quixadá
Baturité;
Russas;
Canindé;
Aracati;
Ciops Sobral
Crateús;
Tianguá.
Camocim;
Itapipoca;
Ciops Juazeiro do NorteIguatu;
Tauá;
Campos Sales;
Brejo Santo.
Com informações do Site Opinião CE.