segunda-feira, 17 de março de 2025

Fortaleza é a terceira capital do Brasil com mais varejos de alimentos

Foto Fabiane de Paula
De pequenas mercearias a grandes 'atacarejos', Fortaleza tem uma quantidade significativa de comércios varejistas de alimentos. A cidade é a terceira capital brasileira com o maior número de supermercados, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

A capital cearense tem 7.227 estabelecimentos de comércio de alimentos, segundo dados do Sebrae. É o maior mercado entre as capitais nordestinas.

No Rio de Janeiro, os estabelecimentos focados na venda de alimentos somam 8.804 empresas. Já em São Paulo, que lidera o ranking, são 22.213 empresas.

De modo geral, se sobressaem as empresas cadastradas como minimercados, mercearias e armazéns. Em Fortaleza, são 6.649 pequenos mercados de alimentos.

Os supermercados somam 399 empresas na Capital e os hipermercados são 86. Já o comércio atacadista com predominância de produtos alimentícios somam 93 empresas em Fortaleza.

O especialista em varejo e professor da Faculdade CDL, Christian Avesque, destaca como as mercearias mantêm a potência, mesmo com a chegada de redes médias de supermercados em bairros menores.

“Nos bairros periféricos, tem muita mercearia porque é muito daquele cearense que veio do interior para cá e criou a sua pequena mercearia. Começou a oferecer grandes produtos de forma mais rápida em seu raio geográfico, entendendo os clientes e, sobretudo, trabalhando com a venda 'a fiado'”, explica.

Com informações do Diário do Nordeste.