terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Pão de coco pode virar patrimônio histórico do Ceará

Foto Reprodução/ Alece
Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) o projeto de lei (PL) que reconhece o pão de coco como Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial do Estado. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará se consolidou como o maior produtor de coco do Brasil.

A proposta é de autoria do deputado Sargento Reginauro (União). Para ele, pão de coco, além do seu valor cultural e afetivo, desempenha um papel significativo na economia. A iniciativa visa também fomentar a realização de eventos, publicações e outras iniciativas que visem à valorização e à preservação do alimento.

“O setor de panificação é responsável por gerar milhares de empregos diretos e indiretos no Ceará, movimentando toda a cadeia produtiva. A iniciativa favorece ainda o fortalecimento da economia local e do turismo gastronômico, impulsionando pequenos produtores e estabelecimentos tradicionais”, disse Reginauro.

Outro fator relevante que impulsiona de forma significativa a economia cearense são as crescentes vendas do alimento durante a Semana Santa. Com a tradição cristã de partilhar o pão com a família, setores alimentícios registram grande crescimento na demanda, aquecendo o comércio.

Com informações do Site Miséria.