domingo, 9 de fevereiro de 2025

Cearense de 19 anos que detectou 25 asteroides entra para lista da Forbes Under 30

Foto Divulgação
Aos 19 anos, a cearense Maria Larissa Ferreira Paiva acumula alguns títulos e conquistas: é a primeira astronauta análoga do Estado (termo usado para se referir a pessoas que realizam simulações de missões espaciais sem sair da Terra), é embaixadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e no ano passado entrou para a lista da Forbes Under 30.

A lista, publicada pela revista Forbes no final de 2024, destaca jovens empreendedores, inovadores e líderes de destaque com menos de 30 anos de idade. Larissa, também conhecida como Larittrix, foi destaque na categoria Ciência e Educação após anos de dedicação aos estudos de astronomia.

Mais do que uma conquista pessoal, vejo essa nomeação como um símbolo de que a ciência jovem, a ciência feminina e a ciência feita por pessoas de diferentes realidades precisa ser valorizada. Disse Larissa Paiva

Natural de Pires Ferreira, no Sertão de Sobral, a jovem conta que cresceu sem acesso a livros e cursos especializados em astronomia, mas a curiosidade a impulsionou em busca de respostas para perguntas que na sua vizinhança pareciam não ter explicações.

Com informações do G1 Ceará.