Foto Arquivo pessoal |
O professor de redação Elivando Rodrigues, de 23 anos, foi o único cearense a obter nota mil na redação do Enem 2024, conforme resultado divulgado na segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além dele, apenas outros 11 candidatos atingiram a nota máxima na redação na prova do ano passado.
Elivando, natural de Jaguaribe, a aproximadamente 308 quilômetros de Fortaleza, viu a notícia se espalhar rapidamente pelo pequeno município de 35 mil habitantes. Desde então, ele tem recebido parabéns de familiares, amigos e até da Prefeitura.
"Nossa, foi um carinho muito grande. Eu estou até agora muito feliz por esse carinho. Geralmente resultados acadêmicos, de vestibular, eles até repercutem, mas é mais dentro da família, dentro daquele círculo que a pessoa tem, né? E esse não [da redação do Enem], esse foi muito tido como algo da cidade. Então a cidade está acolhendo essa nota e eu estou muito feliz", contou.
Elivando entrou na graduação em Letras na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020, mas pelas dificuldades da pandemia, acabou deixando o curso e ingressando em uma graduação à distância via ProUni.
Desde que estava na faculdade, ele vinha dando aulas particulares para o exame. Com a formatura, em 2024, passou a oferecer o curso online de preparação para a redação. Ele conta que, por causa de seu trabalho como professor, costuma fazer a prova do Enem todos os anos para testar técnicas e conhecimento.
"Geralmente, eu testo alguma coisa que eu quero aplicar para os alunos. Então, eu testo para ver se funciona daquela forma, como é que a banca reage. E também, dependendo do tema, eu tento fazer uma redação que vai atingir o máximo, né? Mas, até então, nunca tinha atingido", revela Elivando.
Com informações do G1 Ceará.