domingo, 19 de janeiro de 2025

Cobiçados politicamente, Consórcios de Saúde têm novos comandos após posse de prefeitos no Ceará

Foto Divulgação/Governo do Ceará
A recente mudança no comando das prefeituras cearenses também está alterando a presidência dos Consórcios Públicos de Saúde no Estado. 

Na primeira quinzena de janeiro, 13 prefeitos foram empossados como presidentes dos consórcios de saúde - no total, são 21 órgãos do tipo em todo o Ceará. O mais recente foi eleito na última sexta-feira (17). 

Prefeitos dos municípios que formam o Consórcio Público de Saúde da Microrregião do Crato elegeram o prefeito de Assaré, Libório Leite (PSB), como novo presidente.

Os consórcios públicos de saúde são responsáveis pela administração de policlínicas e de Centros de Especialidade Odontológicas dos municípios consorciados. O comando dos colegiados costuma ser cobiçado por gestores municipais, já que, entre as atribuições está, por exemplo, a indicação de cargos diretivos com salários que chegam a R$ 10 mil. Nomeações para as demais vagas também costumam estar no rol de responsabilidades de quem está no comando do órgão.

A presidência do colegiado é ocupada, em mandatos de dois anos, por um dos prefeitos das cidades que integram o consórcio, escolhido em eleição da qual participam todos os gestores municipais e o Governo do Ceará.

Novos presidentes - Foram eleitos

Gildecarlos Pinheiro, prefeito reeleito de Deputado Irapuan Pinheiro, para o Consórcio de Saúde da Microrregião de Iguatu.

Roberto Pessoa, prefeito reeleito de Maracanaú, para o Consórcio de Saúde da Microrregião de Maracanaú.

Regis Carneiro, prefeito reeleito de Boa Viagem, para Consórcio de Saúde da Microrregião de Canindé.

Cirilo Pimenta, prefeito reeleito de Quixeramobim, para o Consórcio de Saúde da Microrregião de Quixadá.

Joerly Victor, prefeito reeleito de Aratuba, para o Consórcio de Saúde da Microrregião de Baturité.

Em outros consórcios públicos, a eleição foi realizada depois do dia 1º de janeiro, após os novos prefeitos terem sido empossados.

Estreante no comando do Executivo municipal, a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), também assumiu, no dia 2 de janeiro, o Consórcio de Saúde da Microrregião de Crateús. No Consórcio de Saúde da Microrregião de Itapipoca, a presidência ficou a cargo do prefeito reeleito de Uruburetama, Branco do Angelim (PT), após eleição realizada no último dia 3.

No dia 9 de janeiro, o prefeito reeleito de Quixeré, Toinho do Banco (PT) assumiu o Consórcio de Saúde da Microrregião de Limoeiro do Norte. Um dia depois, no último dia 10, o prefeito reeleito de Croatá, Ronilson Francisco (PT), assumiu o Consórcio de Saúde da Microrregião de Ibiapaba.

A eleição mais recente aconteceu na sexta-feira. Prefeito reeleito de Assaré, Libório Leite foi escolhido para presidir o Consórcio de Saúde da Microrregião de Crato.

Em outros seis consórcios de saúde, não houve mudança na presidência. Nestes casos, o prefeito escolhido para presidir o grupo foi reeleito em seus respectivos municípios e, portanto, seguem no comando dos órgãos. São eles:

Microrregião de Acaraú > Ana Flávia Monteiro, prefeita de Acaraú

Microrregião de Brejo Santo > Marcone Tavares, prefeito de Aurora

Microrregião de Camocim > Anibal Filho, prefeito de Granja

Microrregião de Icó > Wilson Alves de Freitas, prefeito de Ipaumirim

Microrregião de Juazeiro do Norte > Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha

Microrregião de Tauá > Patrícia Aguiar, prefeita de Tauá

Com informações do Diário do Nordeste