Somente neste primeiro mês do ano, o Brasil já registrou oito mortes por dengue e duas por chikungunya. Os números são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados pelo Ministério da Saúde nessa segunda-feira (20). Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.Foto: Bruno Gomes
De dengue, há ainda 89 mortes em investigação e mais de 87 mil casos prováveis só em 2025. A maior incidência de casos da doença acontece nos estados do Acre, São Paulo e Espirito Santo.
A chikungunya ainda tem outros seis óbitos em investigação e mais de 4,3 mil casos prováveis da doença. A incidência maior foi em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Não foi divulgada a localidade das duas mortes por chikungunya.
Distribuição de testes rápidos
Nessa segunda, o Ministério da Saúde informou que vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico da dengue em todos o País. A iniciativa visa ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais.
A distribuição vai começar na próxima semana, e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso. Serão distribuídos 4,5 milhões de testes na primeira remessa. Os dois milhões restantes serão utilizados como estoque estratégico para atender as localidades que possam apresentar acréscimo no número de casos e necessitem de uma resposta rápida no diagnóstico.
Com informações da Agência Brasil, via Diário do Nordeste