Foto Jornal A Praça |
O sistema de videomonitoramento operado pelo Centro de Imagens e Monitoramento da Guarda Municipal de Iguatu – CIMGMI tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade e no apoio à segurança pública na cidade.
Com tecnologia para funcionar 24 horas por dia, o complexo de vigilância conta com 27 câmeras estrategicamente posicionadas tanto na zona urbana quanto nos distritos.
De janeiro a setembro deste ano, os dispositivos ajudaram a identificar 324 ocorrências, ampliando a sensação de segurança para a população local.
Os resultados refletem o trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e forças de segurança como a Polícia Militar e Civil, que atuam em colaboração constante.
Entre as ocorrências auxiliadas pelo sistema estão casos de roubo, agressões, incêndios, danos ao patrimônio público e busca de suspeitos.
Além de situações mais graves, as câmeras também contribuíram em registros de acidentes de trânsito, primeiros socorros e incidentes de menor potencial ofensivo, como obstruções no trânsito, descarte irregular de lixo e animais soltos em vias públicas.
Um dos principais recursos do sistema é a capacidade de identificar foragidos da justiça, rastrear placas de veículos clonadas e realizar reconhecimento facial, o que torna o monitoramento mais ágil e preciso.
Com informações do Jornal A Praça.