terça-feira, 19 de novembro de 2024

Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra é feriado no Ceará

Foto Reprodução/Wikimedia
Pela primeira vez, o Dia de Zumbi e da Consciência Negra é considerado feriado no Ceará. A data, celebrada no dia 20 de novembro, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e relembra sua memória importante. Feriado foi instituído como nacional em dezembro de 2023, por meio da Lei nº 14.759, sancionada pelo presidente Lula.

Em 2011, a então presidente da República, Dilma Rousseff, assinou a Lei nº 12.519, que garantiu que a data fosse comemorada todo dia 20 de novembro. Porém, sem que entrasse oficialmente no calendário nacional.

Nascido livre e dentro do quilombo, Zumbi dos Palmares foi um dos últimos líderes do Quilombo de Palmares e era sobrinho de Ganga Zumba. Em uma expedição, foi sequestrado por um grupo de caçadores escravizados e vendido ao padre Antônio Melo. É o que explica ao O Povo, o historiador Hilário Ferreira.

“Há uma disputa de narrativas simbólicas entre personalidades negras, onde por vezes, havia uma tentativa de “transferir” a data para o dia 25 de março, Data Magna do Ceará", completa Hilário.

“Essa narrativa do 25 de março, acabou ficando muito forte, tanto que é considerada feriado aqui [no Ceará], no entanto, não nos representa. Quando digo que não nos representa, não é que deva ser colocada de lado, mas sim refletida”.

O historiador explica que a data é resultado de um processo de várias lutas, construídas por africanos e afrodescendentes, que foram escravizados e libertos no século 19.

“O 20 de novembro é uma data escolhida pelo Grupo de União e Consciência Negra do Ceará (Grucon-CE), como representante da luta contra o racismo e toda forma de marginalização que a sociedade brasileira ainda produz”, explica.

Com informações do O Povo.