quinta-feira, 28 de novembro de 2024

CNH Popular beneficia trabalhadores de baixa renda no Ceará com habilitação gratuita

O programa CNH Popular tem transformado a vida de milhares de pessoas, de forma gratuita, com a primeira carteira de habilitação para pessoas de baixa renda no Ceará. Com custos que variam entre R$ 1.502 e R$ 2.300 no mercado, o benefício amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e promove mais segurança no trânsito.

Segundo Michel Mourão, superintendente do Detran-CE, o programa atende a dois objetivos principais. “Ele integra quem não tem habilitação ao mercado de trabalho, permitindo que atuem como motoristas ou fretistas, e reduz a quantidade de condutores irregulares, garantindo maior segurança no trânsito”, afirmou.Foto: Ascom Detran-CE

Em seus 15 anos de existência, a iniciativa já contemplou mais de 165 mil pessoas nos 184 municípios cearenses. Em 2024, serão oferecidas 25 mil vagas, sendo 5 mil para Fortaleza e 20 mil para o interior. As inscrições, feitas exclusivamente pelo site oficial do Detran, exigem o envio de documentos e passam por análise antes da convocação para exames médicos, aulas teóricas e práticas. O processo é concluído em cerca de 60 dias.

O programa é voltado a três grupos prioritários: beneficiários de programas sociais, egressos do sistema prisional e pessoas com deficiência (PCDs). No entanto, a alta demanda gera concorrência intensa. “As vagas chegam a se esgotar em menos de 24 horas devido à procura”, explicou Mourão.

Além da habilitação, os contemplados que optam por motos recebem capacetes, reforçando o compromisso com a segurança no trânsito. O programa segue como uma das principais ferramentas de inclusão social e mobilidade para a população cearense.

Com informações do Portal GC Mais.