Foto Tiago Gadelha |
O Ceará registrou o segundo maior percentual de comparecimento de inscritos no 1º dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os estados brasileiros, em 2024. Dos 250.388 participantes, 78,5% estiveram nos locais de provas no último domingo (3). Os dados foram divulgados nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O estado cearense ficou atrás apenas de Sergipe, que teve 78,9% de comparecimento dos inscritos no 1º dia de prova. Os estados do Nordeste, inclusive, foram destaque em presença no Exame. Dos 9 entes, seis ocupam as primeiras colocações de percentual de presença de participantes. No País, a média de presença dos participantes do Enem foi de 73,5%.
Além disso, o Ceará teve 100% dos alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Exame -113 mil estudantes. Os dados do MEC são baseados nas matrículas do Censo Escolar 2023. Já a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), que trabalha com os números mais atualizados de matrículas de 2024, menciona que 99% dos concluintes foram na prova.
No ano passado, esse número foi de 89,5%. Apesar de inferior ao deste ano, foi o maior o percentual entre as unidades federadas em relação ao público-alvo na edição de 2023.
Com informações do Diário do Nordeste.