terça-feira, 8 de outubro de 2024

Novela No rancho Fundo tem cenário com peças de artesãos cearenses

Foto Globo/Divulgação
Uma das atividades culturais mais relevantes do Ceará, o artesanato típico do Estado tem ganhado destaque em diversos espaços por todo o País.

De itens de vestuário feitos em bordados, renda e crochê, a objetos de couro, madeira e palha, produtos regionais cearenses podem ser encontrados nos cenários e trajes da novela “No Rancho Fundo”.

No ar desde abril, a novela das 18 horas da Globo é ambientada na cidade fictícia de Lasca Fogo e traz aspectos da cultura sertaneja e interiorana.

Do diretor Allan Fiterman, a produção global apresentou, na última semana, peças e objetos de artesãos do Estado para compor o cenário da loja da Tia Salete, personagem da atriz Mariana Lima.

Na trama, 291 itens de 50 artesãos e associações da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) – espaço coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) – participam do cenário da novela.

“Ver as nossas peças na feira da CeArt, nas exposições, para mim já é uma loucura. Aí quando eu vi na televisão, eu quase caí da cadeira. Não por ser bobo, é pelo veículo que é, pelo alcance que tem. É você ultrapassar barreiras. A intenção não é essa, mas quando chega nesse nível… É uma grande realização, um reconhecimento”, descreve Tânia Regina, presidente na Associação de Artesãos de Guaraciaba do Norte (GuaraciArtes), em nota à imprensa.

Com informações do O Povo.