Foto Jornal A Praça |
Nesta última sexta-feira, 13, a Faculdade São Francisco do Ceará – FASC) promoveu o debate entre candidatos a prefeitura de Iguatu, com apoio ea Rádio Mais FM e do Jornal A Praça. A dinâmica do debate foi estruturado em quatro blocos, com foco em temas centrais para a população, como segurança, saneamento, agricultura, entre outros. O mediador foi o jornalista Rogério Gomes de Norões, editor de política da Band Ceará.
Os candidatos presentes Augusto Correia (Mobiliza), Capitão Hélder (PL), Ilo Neto (PT) e Sá Vilarouca (PSB) revezaram perguntas, respostas e propostas.
Os ausentes do debate, Rafael Gadelha (PSD) e Roberto Filho (PSDB) foram duramente criticados pelos adversários de campanha.
O debate
No primeiro bloco, cada candidato teve a oportunidade de se apresentar, delineando suas propostas de forma geral. Já no segundo bloco houve um tom mais direto, com temas sorteados que geraram embates calorosos. Entre os temas abordados, destacaram-se agricultura, segurança, plano de cargos, saneamento, lazer e turismo, empreendedorismo, indústria e comércio.
Capitão Hélder defendeu fortemente o investimento na área agrícola e fez menção ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o governo estadual não tem dado o apoio necessário aos pequenos produtores.
Augusto Correia, por sua vez, trouxe à tona problemas relacionados ao saneamento, sugerindo que o candidato Ilo Neto deveria “desistir” devido à incapacidade de resolver questões básicas da infraestrutura. Ilo Neto rebateu, aproveitando o momento para comentar sobre denúncias envolvendo uso indevido de combustíveis, e reafirmou compromisso com o desenvolvimento do comércio e da indústria locais.
Sá Vilarouca chegou a chamar os dois faltosos de “fujões”, destacando a importância da participação nas discussões públicas. Ele enfatizou a problemática do lixão e apresentou sua proposta de construir uma usina solar para lidar com o problema de forma sustentável.
No terceiro bloco, os candidatos puderam questionar uns aos outros livremente, o que elevou a temperatura do debate. Augusto Correia comentou sobre o indeferimento de sua candidatura, tentando desviar os ataques de seus concorrentes, enquanto Capitão Hélder fez um desabafo sobre a falta de apoio por parte dos deputados de seu partido à sua candidatura.
Ausência
O debate foi finalizado com as considerações finais dos postulantes. Os candidatos ausentes apesar de terem enviado assessores para as reuniões de construção e de confirmarem participação no debate, não justificaram a ausência à organização do evento.
Com informações do Jornal A Praça.