segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cearense será o primeiro brasileiro a ganhar prêmio internacional de paleontologia

Fofo Flaviana Lima
O professor e paleontólogo Antônio Álamo Feitosa Saraiva, que é natural do Crato, na região do Cariri, será o primeiro brasileiro a receber a premiação Morris F. Skinner, um dos mais prestigiados prêmios da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados — SVP em inglês —, uma organização com cientistas, estudantes, artistas, preparadores, defensores, escritores e acadêmicos.

O paleontólogo receberá a honraria durante o 84º encontro anual da SVP, que terá início no próximo dia 29 de outubro, com a entrega do prêmio no dia 2 de novembro. O evento ocorrerá em Minneapolis, nos Estados Unidos.

A sociedade tem como objetivo apoiar e incentivar a descoberta, a conservação e a proteção de fósseis de vertebrados e sítios de fósseis; promover a ciência da paleontologia; atender interesses comuns, dentre outras ações.

O paleontólogo de 63 anos conta que desde a infância sempre foi muito curioso em relação à ciência. “Eu era um pouco 'menino maluquinho', gostava de querer ser cientista. Achava que era operar lagartixa, fazer coleção de bichos e olhar a natureza.”

Ele relata que, por influência do pai e do avô, que tinham uma criação de gado, seus heróis de infância eram os vaqueiros. ”Quando perguntavam pra mim, até os 14 anos, o que eu gostaria de ser, eu respondia: ‘Eu quero ser vaqueiro’.”

O professor relata que encontrou na biologia o que realmente gostava e tinha curiosidade em saber. “Ainda hoje eu me considero como um 'menino maluquinho'.”

Com informações do O Povo.