quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Vencedor de prêmios internacionais, filme cearense 'Estranho Caminho' aborda relação entre e pai e filho no contexto da pandemia

O desafio para o jovem é retomar a convivência com um homem fechado com quem não fala há uma década. Este reencontro dispara uma sucessão de eventos estranhos na vida de David.

"Estranho Caminho" é o décimo longa do roteirista, diretor e montador Guto Parente. Na carreira do cearense, estão filmes como A Misteriosa Morte de Pérola (2014) e Inferninho (2018) e os curtas Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012).

O cearense Lucas Limeira interpreta o protagonista David e atua em seu segundo filme, depois de ter estreado em Cabeça de Nêgo (2020). Quem dá vida ao personagem de Geraldo é o ator mineiro Carlos Francisco, que atuou em longas como Bacurau (2019) e Marte Um (2022).

O filme estreou em 2023 no Festival de Tribeca, em Nova York, tendo sido premiado em todas as categorias em que disputou:

Melhor Filme

Melhor Roteiro: Guto Parente

Melhor Fotografia: Linga Acácio

Melhor Performance: Carlos Francisco

Nas mostras competitivas pelo Brasil, o longa também conquistou os títulos de Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Carlos Francisco) no Festival do Rio e o prêmio de Melhor Filme na Mostra Autorias, da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Com informações do G1 Ceará.