quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Ceará deve passar Pernambuco e se tornar o segundo estado mais populoso do Nordeste

Foto G1 Ceará 
O Ceará deve se tornar o segundo estado nordestino com o maior número de habitantes na década de 2050, segundo projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22).

Segundo os dados, a população do estado vai parar de crescer em 2042, quando atingir o valor máximo de 9,5 milhões de habitantes. Nas décadas seguintes, a população cearense deve diminuir e chegar aos 8,6 milhões de habitantes em 2070.

Mesmo com esta desaceleração, a população do Ceará deve ultrapassar a de Pernambuco em 2058, no ponto em que os dois estados terão cerca de 9,2 milhões de habitantes.

A partir destas projeções, o estado passará a ser o segundo mais populoso do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que terá cerca de 13,9 milhões de habitantes em 2058.

O estudo Projeções de População do IBGE utiliza dados do Censo Demográfico 2022. Ele mostra que a população brasileira vai começar a encolher em 2042. Saindo dos atuais 203 milhões, o Brasil deve chegar a 220 milhões em 2041 e, a partir do ano seguinte, encolher até chegar a 199,2 milhões em 2070.

Para projetar a variação populacional, são levados em contas indicadores como taxa de fecundidade (número de filhos por mulher), a expectativa de vida e a migração.

Embora todo o país deva passar por esse encolhimento, esse recuo será distribuído de forma desigual entre os estados, como explica Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE.

“A migração entre unidades da federação é um fator muito importante nas dinâmicas populacionais. Alguns estados são a origem e outros, o destino desses migrantes. Isso vai fazer com que cada estado tenha sua inflexão populacional em um momento diferente”, aponta.

Com informações do G1 Ceará.