terça-feira, 16 de julho de 2024

Professor cearense é indicado ao prêmio Jabuti com livro sobre física para o Ensino Médio

Foto Ismael Soares
“O Mundo Quadridimensional” e “O Eclipse que Revelou o Universo” são alguns dos capítulos ou, melhor, das aventuras do livro Alice no País da Relatividade, escrito pelo professor cearense Geová Alencar, semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra aprofunda conceitos da Física para estudantes do Ensino Médio.

Habituado com os números e fórmulas, Geová foi desafiado a mergulhar também no mundo das letras pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde dá aulas e participa do projeto “A Universidade Indo à Escola”. A ideia era produzir um conteúdo mais denso para os estudantes interessados.

O livro, publicado pela Editora Livraria da Física, teve apoio do Governo do Estado, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Física.

O Prêmio Jabuti Acadêmico é a vertente da tradicional premiação de literatura brasileira voltada para a divulgação e celebração da produção científica, técnica e profissional, tendo a primeira edição em 2024. Ao todo, 9 obras concorrem na categoria Astronomia e Física.

Os 5 finalistas serão anunciados na quinta-feira (18) e a cerimônia com o resultado final dos vencedores acontece no dia 6 de agosto. Mas aparecer entre os semifinalistas já foi uma surpresa para o professor Geová.

“Falei para uns amigos ‘eu não tinha nem expectativa’, porque o mais importante é o resultado que está tendo. Fiquei chocado, vi que tinham 2 mil livros concorrendo e eu fiquei surpreso disso acontecer”, descreve o autor.

O "resultado" mencionado pelo professor é a tiragem de 1.000 exemplares, distribuídos em escolas públicas da rede estadual de ensino, e a boa recepção entre professores e alunos. “Teve estudantes mandando e-mail e sempre que vou para atividades de pesquisa tenho tido um bom feedback”.

O livro com 215 páginas apresenta personagens relevantes para os conceitos da Física, como Galileu Galilei e Albert Einstein, além de fatos históricos que compõem o avanço científico.

Um deles, inclusive, aconteceu em Sobral, na Região Norte, onde um eclipse foi observado por pesquisadores ligados a Einstein.

Com informações do Diário do Nordeste.