sábado, 13 de julho de 2024

Comarca de Iguatu inaugura vara de família e sucessões e amplia estrutura judiciária

Foto Mais FM
Na última quarta-feira, 10, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, inaugurou a Vara de Família e Sucessões no Fórum Des. Boanerges de Queiroz Facó, em Iguatu. A iniciativa visa a fortalecer e a expandir a estrutura das unidades judiciárias no interior, a fim de proporcionar melhor assistência aos serviços oferecidos à população.

Com a instalação da nova unidade, a Comarca de Iguatu agora conta com seis divisões judiciárias especializadas. Três delas são voltadas para casos cíveis, duas dedicadas a questões criminais e um Juizado Especial. Além disso, o fórum abriga o 2° Núcleo Regional, responsável por custódias e inquéritos.

O desembargador enfatizou a importância de concentrar os processos de Família e Sucessões em unidades especializadas, aliviando a carga nas Varas Cíveis convencionais. “Com juízes dedicados exclusivamente a essas matérias, espera-se um tratamento mais uniforme e eficiente. Essa medida não apenas agiliza o fluxo dos processos, mas também eleva a qualidade dos serviços prestados, garantindo maior celeridade e eficácia”, disse.

Na mesma ocasião, o presidente do TJCE anunciou que Iguatu receberá uma nova estrutura para o fórum, beneficiando ainda mais a comunidade local.

O juiz Eduardo André Dantas Silva, titular da nova Vara de Família e Sucessões, destacou a relevância dessa área do direito. Além de lidar com questões jurídicas patrimoniais, o direito de família e sucessões envolve aspectos emocionais e humanos profundos. “A criação dessa nova Vara reflete a necessidade de um olhar especializado e atento às demandas familiares, buscando soluções justas e equitativas. A produtividade, eficiência e celeridade na tramitação dos processos serão prioridades nesse novo cenário”, disse André.

CAJ

Também foi instalada no Fórum de Iguatu uma extensão da Central de Atendimento (CAJ). O objetivo é promover a humanização do atendimento e o amplo acesso às atividades oferecidas pelo Poder Judiciário do Ceará. Por meio dessa central, a população iguatuense poderá obter informações relacionadas a processos que tramitam em âmbito estadual, além de outras orientações sobre diversos serviços, como emissão de senhas processuais, certidões, custas judiciais, entre outros.

Com informações do Jornal A Praça.