segunda-feira, 6 de maio de 2024

Cearense conquista público nas redes sociais ao contar experiências de quem vive em interior raiz

Foto Arquivo pessoal 

Dentre os pouco mais de 18 mil habitantes de Solonópole – município cravado no sertão cearense, a 229 quilômetros de Fortaleza – um tem sonho bonito: conquistar o mundo por meio da arte. E é desejo forte. “Quero que estejamos presentes em todos os lugares, representando nossa cultura e nosso povo em todos os cantos do planeta”.

Talvez não demore a cumprir o feito. Aos 19 anos, o ator, produtor, multiartista, influencer e estudante de Teatro na Universidade Federal do Ceará, David Zahir, já tem agenda lotada de planos. O maior deles, no momento, é estrear “Inconsciente”, espetáculo no qual narra passagens da trajetória pessoal e do cotidiano na cidade de origem.


Essa rotina na localidade, inclusive, conquistou o público muito antes da montagem. Entre 2014 e 2016, diretamente do sítio Benevolência, no distrito de São José, ele foi o pioneiro em Solonópole a ter um canal no YouTube. Nessa travessia, acumulou mais de oito mil inscritos e quase um milhão de visualizações – feito notável.

Diversos nichos da internet foram explorados pelo jovem ao longo dos anos. De início, momentos do dia a dia – de forma a se conectar com os conterrâneos. Aos poucos, outros vieses. “Um vídeo que marcou o início do canal foi ‘Vizinha fofoqueira’, onde compartilhei uma história real que muitos puderam se identificar. Afinal, como digo no vídeo, ‘me diga quem é do interior e não tem uma vizinha fofoqueira?’”, gargalha.

Para ele, essa abordagem mais próxima foi fundamental para conquistar a atenção das pessoas, além da simplicidade e da humildade evidenciada nas produções. Daí para atravessar outros terrenos foi um pulo. Reality shows, novelas e músicas entraram no radar de comentários do youtuber e nunca mais saíram.

“Fiquei conhecido entre os fãs de artistas que eu admirava, como a Joelma, e isso ajudou a expandir meu alcance. O segredo foi manter-me fiel a mim mesmo, no que eu acreditava, enquanto explorava novos temas e formatos que despertassem o interesse das pessoas”.


Com informações do Diário do Nordeste.