terça-feira, 16 de abril de 2024

Homicídios aumentam 22% no Ceará em março deste ano, na comparação com março do ano passado

Foto Leábem Monteiro
Os homicídios seguem em alta em 2024, na comparação com 2023. Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), março do ano corrente teve um aumento de 22,4% em mortes violentas, no Estado, em relação a março do ano passado.

278 crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte - foram registrados no Ceará, em março último. Já em igual período de 2023, foram 227 mortes violentas.

O aumento de 22,4% na comparação de um mês com igual período do ano anterior é o maior crescimento do índice desde dezembro de 2020, quando houve um aumento de 55,6%. Naquele mês, foram registrados 319 CVLIs, enquanto dezembro de 2019 teve 205 crimes.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social respondeu que "mantém seus esforços direcionados a reduzir os indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o território cearense. Para tanto, é realizado um alinhamento entre o trabalho ostensivo, investigativo e de inteligência".

Segundo a Pasta, "direcionados por estudos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), o gestor da SSPDS, Samuel Elânio, participou de encontros nos últimos dias com representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em municípios do interior. Em pauta, a ampliação do reforço de segurança nessas regiões".

Um dos episódios com mortes violentas registrado em março deste ano foi uma chacina com quatro vítimas, no Município de Cascavel, no dia 2 daquele mês. Quatro homens - que não tiveram a identidade revelada pela SSPDS - foram assassinados a tiros. Esta foi a terceira chacina de 2024.

O mês de março também teve a morte de três policiais militares, em Fortaleza. O último caso aconteceu com um PM que foi perseguido e baleado por criminosos, enquanto se dirigia ao quartel que trabalhava.

Todas as macrorregiões do Ceará tiveram aumento de homicídios, em março. Confira os dados:

Com informações do Diário do Nordeste.