O Ceará deve continuar com condições para chuva em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (1º). Este cenário previsto se dá pela tendência de permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do Estado.
Apesar da expectativa de registros em todas as regiões, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) espera redução da atividade convectiva – que é a subida de ar mais quente e menos denso – fazendo com que as chuvas no centro-norte do Ceará tenham acumulados menores em relação aos últimos dias.
Para Fortaleza e Região Metropolitana, as principais precipitações até sexta deverão ocorrer entre quinta (29) e sexta-feira (1º), quando a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens nos períodos da tarde e da noite.
As fortes chuvas têm causado transtornos em algumas regiões do Ceará, como em Santa Quitéria, que sofre as consequências das últimas precipitações. Cerca de 150 famílias ficaram desabrigadas, ruas ficaram alagadas e rios transbordaram. Diante da situação, o governador Elmano de Freitas enviou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para auxiliar os moradores.
Com informações do Portal GC Mais.