segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Com nota máxima na redação, cearense de 13 anos é aprovado em 1º lugar no vestibular da Uece

Foto Arquivo pessoa
Três aprovações em vestibulares, incluindo uma em Medicina. Mais de 40 medalhas em olimpíadas científicas. Gosto imenso por matemática e física – e também por futebol, videogame, piano e canto. Sonho de ser astrofísico. Os feitos são grandes para uma idade pequena: pertencem ao cearense Alexandre Monte, de 13 anos.

No último vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o menino alcançou a nota máxima na redação e foi classificado em 1º lugar para o curso de Letras/Português. Antes, já havia sido aprovado em História, na própria Uece; e em Medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor).

As provas foram feitas a convite da escola privada onde Alexandre estuda com bolsa, o Farias Brito, e ele se diverte ao contar: para o vestibular de História, estudou por 2 semanas. “Já pra prova de Medicina me convidaram 3 dias antes, fiz com os conhecimentos que já tinha”, lembra.

Mesmo para alguém nascido numa terra de sabidos, o desempenho de Alexandre foi notado pelos pais como precoce – desde o engatinhar até a entrada na escola, aos 2 anos de idade, quando a professora comunicou à família que ele “já sabia o alfabeto inteiro em português e inglês”.

“Ninguém tinha percebido isso”, relembra a mãe, Ana Cláudia Monte, 46. “A partir disso, observamos mais minuciosamente. Quando a gente saía, ele nunca quis revistinha, desenho… ia atrás de Atlas”, completa.

Com informações do Diário do Nordeste.