sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Técnica de enfermagem viraliza ao colocar gestantes para dançar em hospital do interior do Ceará

Foto Arquivo Pessoal
A técnica de enfermagem e doula Luzia Castro, funcionária da Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, conquistou centenas de milhares de seguidores nas redes sociais por compartilhar sua rotina com as pacientes de forma inusitada. Com mais de 20 anos de experiência na área da saúde, ela dança, canta, abraça e tenta descontrair as mamães em um momento que, geralmente, é marcado por dor e tensão.

Um vídeo em que Luzia Castro aparece colocando as gestantes prestes a dar à luz para dançar ao som de “Tras de Mi”, da banda RBD, viralizou recentemente no Tiktok, com mais de 8 milhões de visualizações. Entre os destaques no perfil da doula, uma publicação em que ela ajuda uma mulher em trabalho de parto escutando o hit "Pipoca", de Ana Castela, tem 35 milhões de reproduções. Só nesta rede social, ela possui mais de 514 mil seguidores.

Em conversa com o Diário do Nordeste, ela conta que decidiu mostrar o seu trabalho com as pacientes na internet durante a pandemia de Covid-19, período mais delicado em que as mulheres não podiam estar acompanhadas no hospital.

"Há 5 anos eu fiz o curso de doula e resolvi mostrar meu trabalho na pandemia, vendo aquelas pacientes sozinhas, sem ter ninguém para acompanhar por causa da Covid. Eu resolvi fazer diferente, conversar com elas, dançar, colocar música na minha caixinha de som que eu ganhei de uma amiga, e assim começou", relembra.

Com informações do Diário do Nordeste.