Foto Jornal A Praça |
Francisco Graciano da Silva, 72, é filho do sítio Jurema, zona rural de Jucás. Migrou para Iguatu com os pais João Pereira e Marina Diniz, em 1960, fugindo da vida difícil no lugar que oferecia quase nada em qualidade de vida e conforto. Saiu com a única irmã Maria, numa carroça, numa viagem de 5 horas pela estrada carroçável até Iguatu, transportando uma cantareira, dois potes, uma mala com as roupas e o cachorro Peri. Os pais tinham viajado na frente para preparar o local aonde a família iria morar.
Hoje, 63 anos depois, Graciano é reconhecido como o fabricante das melhores ferramentas para agricultura, construção civil e outras atividades no solo, vegetação ou de produção.
A empresa Sucata Graciano fica na Rodovia CE-60, à altura do bairro Esplendor, saída para Acopiara. É fabricante de enxadas, chibancas, picaretas, alavancas, foices, roçadeiras, machados, torções, pé de cabra. Diferentemente da fabricação no molde mais rudimentar em que o ferro é forjado a fogo e marreta, Graciano usa as máquinas mais modernas para produzir suas peças para o Centro-Sul, o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí. Gera cerca de 15 empregos diretos.
A empresa se modernizou no que fabrica e nos equipamentos que usa, mas não perdeu a originalidade de suas características de sucata, com seus amontoados de ferro, instrumentos de produção, bancadas, que se misturam aos operários que circulam por dentro produzindo as ferramentas.
Com informações do Jornal A Praça.