Foto Divulgação/Universidade de Medicina de Maryland |
O veterano da Marinha Lawrence Faucette, de 58 anos de idade, se tornou o segundo paciente da história a receber um transplante de coração de um porco. O anúncio foi feito por médicos da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, nessa última sexta-feira (22), dois dias após a cirurgia.
De acordo com a universidade, Faucette tinha problemas para além de insuficiência cardíaca, que o tornavam inelegível para um transplante de coração humano. "Ninguém sabe deste ponto em diante. Pelo menos, agora tenho esperança e uma chance", declarou o militar, em vídeo gravado pelo hospital onde foi submetido ao procedimento. "Vou lutar com unhas e dentes por cada respiração que puder ter", disse.
A equipe clínica está entusiasmada com a resposta inicial do paciente ao órgão — que foi geneticamente modificado para se adaptar ao corpo humano. "Temos esperança de que ele volte para casa em breve, para aproveitar mais tempo com sua esposa e o resto de sua amorosa família", afirmou o médico Bartley Griffith.
Com informações do Diário do Nordeste.