sexta-feira, 30 de junho de 2023

Piso da Enfermagem: Ceará aguarda correção em valores dos repasses federais, diz secretária da Saúde

Foto Andréa Rêgo Barros/PCR/Agência Senado
A secretária estadual de Saúde, Tânia Mara, disse que o Governo do Ceará aguarda novo cálculo do Ministério da Saúde quanto aos repasses para estados e municípios de recursos para pagamento do piso da Enfermagem. Após aprovação de crédito especial de R$ 7,3 bi pelo Congresso Nacional, o governo federal publicou portaria quanto à divisão dos recursos entre os entes federados. 

Os valores, no entanto, desagradaram governadores e prefeitos, já que a base de cálculo usada pelo Ministério não levou em consideração todos os profissionais da Enfermagem pagos por prefeituras e governos estaduais. Com isso, foi aberto prazo para que os gestores pudessem fazer a correção dos dados.

"O Ceará foi piloto da plataforma do Fundo Nacional de Saúde para alimentação dos dados do piso da Enfermagem. (...). A gente já cadastrou todo o pessoal, entretanto a gente está aguardando o posicionamento do Ministério da Saúde, porque a gente sabe que alguns estados e municípios ainda não concluíram os dados", explicou Tânia Mara na chegada para reunião do secretariado do Governo do Ceará, nesta sexta-feira (30).

A secretária de Saúde aponta que deve haver uma prorrogação para o preenchimento e que, enquanto isso, o Governo do Ceará continua aguardando para saber "qual vai ser a base de cálculo do Ministério da Saúde" para os repasses federais. "Como é que eles vão analisar e determinar suplementação para estados e municípios, a gente tá aguardando", detalha.

Com informações do Diário do Nordeste.