quarta-feira, 28 de junho de 2023

Gasolina e etanol devem subir de preço no Ceará a partir de sábado (1º); veja quanto

Foto Thiago Gadelha/SVM
A cobrança de impostos federais PIS/Cofins sobre o preço da gasolina e do álcool anidro retornará a partir do próximo sábado (1º). Com isto o preço dos combustíveis será afetado no Estado. Conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), a gasolina deve aumentar R$ 0,34 e etanol R$ 0,22.

O preço da gasolina já havia aumentado com a mudança na forma de tributação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), no último 1º de junho.

"O que o consumidor vai ter de alteração agora em julho é porque você teve a retomada da tributação de PIS/Cofins, que não foi integral, ela foi parcial. Agora ela vai se tornar a integral você e vai voltar a integralidade do que você tinha até o ano de 2022. Vai voltar a composição tributária nos combustíveis que se tinha antes, até 2022", explica o economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE) Ricardo Coimbra.

A estimativa, conforme o Sindipostos-CE, é da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, Abicom. O Sindicato ainda explicou que o valor dos combustíveis está relacionado ao preço no mercado internacional e variação do dólar.

Com informações do Diário do Nordeste.