quarta-feira, 31 de maio de 2023

Poucas chuvas em maio, geram perdas na safra 2023 em Pedra Branca

Apesar das boas chuvas que banharam o munícipio de Pedra Branca, em 2023, Maio, o último mês da quadra chuvosa, as precipitações foram bastante irregulares, ficando abaixo do esperado, para o período.

A falta da chuva pode deixar grande prejuízo aos agricultores, que se encontram com a safra de 2023 precisando das chuvas para garantir a produção.

Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, estivera, na zona rural do Sítio Areias, realizando a avaliação dos laudos do Garantia Safra, verificando se teve ou não a perda de produção.

Na visita, foi observado que o agricultor infelizmente tem perda, levando em consideração o mau desenvolvimento da cultura por causa da falta de chuvas no período de enchimento dos grãos.

Em Pedra Branca, a média normal para o mês de maio segundo dados da Funceme é de 84,2 mm, porém choveu apenas 32.2mm, ficando 61,2 % abaixo do esperado para o período.

Mesmo assim, o trimestre, de março a maio as precipitações superaram em 2.4% a média normal esperada é de 407.8mm, sendo registrado 417.4mm.

Com informações do Portal de Notícias CE.