Ana Laura vestiu a farda da escola pública onde cursa o Ensino Médio no Bom Jardim, em Fortaleza, mas para dar uma volta pelos corredores de Harvard – uma das universidades mais prestigiadas nos Estados Unidos –, na última semana. Após vencer um concurso nacional de redação, a adolescente tem novos sonhos nos estudos.
O percurso começou com o convite para escrever sobre os principais desafios do Brasil para a iniciativa Harvard Book Prize Brazil, que recebeu 103 redações de 34 escolas brasileiras, entre públicas e privadas. O projeto é organizado por estudantes brasileiros da Universidade e teve 10 participantes do Ceará.
No final do último ano o resultado: o primeiro lugar foi para Ana Laura Freire de Souza, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Caic Maria Alves Carioca. Por lá, a festa é de todos e, especialmente, de uma funcionária. Dona Jacinta, avó da jovem, trabalha na escola de Laura.
“Eu fiz a redação e enviei sem expectativa, porque não acreditava que poderia tirar o primeiro lugar e ser destaque. A minha foi a escolhida da escola e quando eu recebi a mensagem nem consegui acreditar”, lembra Ana Laura.
Com informações do Diário do Nordeste.