
É com imenso pesar que a Prefeita de Acopiara, Ana Patrícia de Lima Barbosa lamenta o falecimento da amiga, líder comunitária e agente de saúde aposentada, Antonia Duarte do Nascimento, conhecida como Dona Santa, aos 86 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 3, em decorrência da piora do seu estado de saúde.
Nascida em Saboeiro, Dona Santa escolheu Acopiara por morada desde 1979. Viúva, teve 13 filhos, dos quais 08 são vivos, deixa ainda netos e bisnetos, além de incontáveis amigos e admiradores que juntou ao longo de uma vida consagrada ao bem e a caridade.
Mulher de fé e visionária, foi uma incansável atuante dos movimentos sociais e religiosos, em especial das Comunidades Eclesiais de Base. Sua vivência nestes movimentos que fez com que idealizasse a fundação da capela de sua comunidade e ainda a criação da Associação Comunitária do Bairro Vila Nova.
Influente, incentivou que os moradores do bairro se vissem como agentes transformadores do seu meio social, atuando politicamente em prol do direito à moradia, acesso aos serviços públicos de qualidade e, acima de tudo, dignidade humana.
Dona Santa, foi também teve um papel de destaque como agente comunitária de saúde, criando o Projeto Farmácia Viva no município, onde preparava e distribuía medicamentos fitoterápicos à base de ervas naturais para pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto ganhou visibilidade e foi expandido para outras comunidades acopiarenses.
Fica o seu exemplo de humanidade, caridade e principalmente de pessoa que nasceu e viveu para servir, e, para cuidar por vocação e amor.
Neste momento de despedida, a Prefeita se solidariza com todos os seus familiares e amigos e faz votos de que Deus os ampare e os console na certeza de que Dona Santa está na morada eterna junto ao Pai. Lugar reservado para àqueles que em vida, souberam amar a Cristo servindo a quem mais precisou.
O corpo de Dona Santa será velado no prédio da Associação Comunitária do Bairro Vila Nova de onde sairá para o sepultamento neste sábado, 04 de março, às 16 horas.