terça-feira, 21 de março de 2023

Motociclistas participam de trilha ‘Expedição Iguatu a Canoa Quebrada’

Este ano a concentração e a saída foram na Catedral de São José, no bairro São Sebastião. Logo cedo antes mesmo das 5h já tinha piloto esperando os companheiros de expedição. “A nossa ideia é sempre sair daqui cedinho, porque não sabemos o que vamos encontrar durante o percurso. A gente recebe a bênção do padre José Wallace, e logo em seguida segue a trilha”, explicou Paulo Holanda, idealizador do evento, que acabou sendo batizado de “Amigos do PH”, que chegou à sétima edição.

A Expedição Iguatu – Canoa Quebrada aproveita a data de feriado dedicado a São José, 19 de março. São mais de 12 horas de estrada, percorrendo mais de 400km de estrada de terra. Durante o percurso, que é feito por estradas vicinais, há paradas estratégicas para abastecimento em alguns pontos. Pelo menos 24 motos participaram dessa edição.

Diferente de edições anteriores, há muitas dificuldades no percurso, isso porque tem chovido bastante no interior do estado e litoral cearense. “A gente vai se comunicando com amigos nas cidades que iremos passar, eles nos orientam as melhores estradas a seguir. Nós fazemos um percurso diferente, a gente pouco pega asfalto. Saímos de Iguatu, passamos por Quixelô, Solonópole e assim por diante, até chegar ao nosso destino. Muito bom”, destacou Paulo Holanda.

Para os participantes, a presença de muita lama no percurso e chuva fazem parte da aventura. O objetivo de criar o grupo surgiu com a ideia de homenagear o então amigo e também piloto de motocross Mauro Artesão (in memoriam). “A cada ano temos conseguido cumprir nosso objetivo. Estamos com um grupo seleto, de amigos e companheiros de trilha que se respeitam e tem muita responsabilidade porque nossa intenção é justamente essa amizade, respeito e muita diversão”, ponderou Expedito Neto, piloto e também idealizador da aventura.

O piloto e empresário Bruno Alencar, que é de Juazeiro do Norte, sempre tem participado das trilhas organizadas por PH. “Eu sempre venho. Essa turma de Iguatu é muito boa. A gente faz a trilha Iguatu – Juazeiro na Semana Santa e agora também essa no feriado de São José, Iguatu – Canoa Quebrada. É muito prazeroso. É uma sensação de liberdade”, disse.

Os pilotos contam com equipes de apoio que seguem pela rodovia. Em Canoa Quebrada, os aventureiros encontraram o grupo de apoio que foi de carro. “Seguimos com cuidado, todo mundo equipado com acessórios de segurança, motos revisadas, pneus novos. Vamos fazer essa trilha enquanto tiver saúde e disposição”, declarou PH, agradecendo também o apoio de amigos, empresas, familiares e das Polícias Militar e Batalhão de Policiamento Urbano e Rodoviário, BPRE.

Com informações do Jornal A Praça.