quinta-feira, 23 de março de 2023

Governo do Ceará antecipa vacinação de crianças contra a gripe

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta quinta-feira (23), a antecipação da vacinação contra a gripe (influenza) para o público infantil. As doses começarão a ser aplicadas neste público a partir de segunda-feira (27). A campanha nacional está prevista para começar apenas no dia 10 de abril.

Podem receber as doses de vacinas contra a gripe crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade. As aplicações serão feitas nos postos de saúde dos municípios. A meta, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), é vacinar ao menos 90% do público-alvo.

"Procurem os postos de saúde para a vacinação, que é a principal medida para evitar casos graves decorrentes da influenza", convocou Elmano em suas redes sociais.

"A antecipação se dá, principalmente, porque entendemos a necessidade de considerar os contextos pluviais do Ceará, diferentes de estados do Sudeste e do Centro-Sul, por exemplo. É nesse período que ocorre uma transmissão elevada de vírus, sobretudo na população abaixo de 6 anos, o que pode levar a uma possível hospitalização", ressalta Antônio Silva Lima Neto, o Tanta, titular da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa.

Com informações do Diário do Nordeste.