sexta-feira, 24 de março de 2023

Açude no Cariri sangra pela primeira vez em 14 anos

Foto Cogerh/Divulgação
As boas chuvas na Região do Cariri nos meses de fevereiro e março fizeram com que o Açude Cachoeira, no município de Aurora, sangrasse. O reservatório atingiu sua capacidade máxima, de 34 milhões de metros cúbicos, o que não acontecia desde maio de 2009. Em março do ano passado, o Cachoeira tinha apenas 6,4% de reserva hídrica.

Até dia 24 deste mês, Aurora teve chuvas de 238,9 milímetros, um pouco acima da média esperada para março inteiro, de 226,7 milímetros.

Com a água acumulada no açude, o abastecimento no município e de comunidades vizinhas fica assegurado. Segundo o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, as boas chuvas na região estão espelhando um cenário positivo para o abastecimento hídrico.

“A situação dos recursos hídricos hoje no Ceará é melhor do que o ano passado. O nosso armazenamento já chegou aos 33% em todo o Estado, o que deve aumentar consideravelmente até o final da quadra. A região do Cariri vem sendo abençoada com boa recarga e além do Cachoeira, já sangraram o Junco, em Granjeiro e o Rosário, em Lavras da Mangabeira”.

Com informações do G1 Ceará.