terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Filha de zeladora da Universidade Federal do Ceará, jovem da periferia de Fortaleza é aprovada em Medicina; ‘tento desde 2015’

Foto Diário do Nordeste 
“Não acreditei que seria possível. Pensava ‘não dá, não vou passar’.” A fala de Laianne Plácido Lima, 25, pode parecer pessimista, mas é quase regra para quem cresce sob os efeitos da desigualdade que assola a periferia de Fortaleza. A aprovação em Medicina é para ela, então, um divisor de águas.

Nesta terça-feira (28), com a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após “9 dias de ansiedade e de pânico”, Laianne se conectou à plataforma e leu: “Parabéns! Você foi selecionada na chamada regular”.

Termina a série de tentativas de ser aprovada no curso dos sonhos, iniciada em 2015, quando fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez. E inicia a expectativa para entrar na sala de aula da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed/UFC).

Quando fui dizer pra minha mãe, nem ela acreditou. Tô tentando passar desde 2015, há 8 anos faço essa prova. Acho que ela só acreditou quando chegou no trabalho, mostrou o resultado pros professores e todo mundo começou a chorar.

LAIANNE PLÁCIDO LIMA

25 anos

Laianne é filha de Maria Célia, 56, zeladora de um dos campi da UFC em Fortaleza há 11 anos e maior apoiadora das metas e sonhos da jovem. Não concluiu os próprios estudos, como relata a filha, mas construiu para a menina um destino distinto.

“Pra me manter no cursinho, eu tinha ajuda dela somente. Muita gente desistiu porque não tinha apoio. Eu, sem o apoio dela, não passaria. Ela acreditou em mim”, emociona-se.

Com informações do Diário do Nordeste.