Foto Diário do Nordeste |
Após leve trégua no Carnaval, as fortes chuvas voltaram a aparecer no Ceará. Na manhã desta sexta-feira (24), mais de 150 municípios em todas as regiões do Estado registraram precipitações, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em Fortaleza, a madrugada foi de chuvas fortes, que continuaram com trovões ao longo da manhã. Entre 7h de quinta-feira (23), e 7h de hoje, a capital teve um acumulado de quase 52 milímetros em um dos postos de monitoramento.
Houve registros de raios e trovões também nos municípios de Iguatu, Cedro e Icó. Os fenômenos são causados pela ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
As 10 maiores chuvas em 24 horas, inclusive, ficaram no interior do Ceará:
Altaneira: 107 mm
Icó: 92.3 mm
Limoeiro do Norte : 85 mm
Tauá: 80 mm
Russas: 75.8 mm
Caririaçu: 66 mm
Milagres: 63.5 mm
Maranguape: 62 mm
Senador Pompeu: 61 mm
Abaiara: 60 mm
Os dados são preliminares, coletados às 11h, e têm variações ao longo do dia.
VENTOS DE ATÉ 100 KM/H
As fortes precipitações devem continuar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, e rajadas de vento de até 100km/h em 91 municípios do Ceará.
O alerta é classificado como nível 2 de perigo, e aponta que há “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. As condições podem ocorrer entre 10h de hoje (24), e 10h de sábado (25).
PREVISÃO DO TEMPO PARA O CEARÁ
A Funceme reforça a possibilidade de chuvas em todas as regiões do Ceará, entre hoje e domingo (26).
Para esta sexta-feira, as chuvas no sul e no litoral no período da manhã já eram esperadas. Ao longo do dia, todas as regiões podem ter precipitações variando de moderada a forte.
A previsão do tempo, conforme a gente observa nas imagens de satélite, é de todo o Ceará com bastante nebulosidade. As chuvas que ocorreram e que tendem a ocorrer se devem à proximidade da ZCIT, principal sistema causador de chuva na quadra chuvosa do Ceará.
VINÍCIUS OLIVEIRA
Meteorologista
Já no sábado, o órgão aponta que as precipitações tendem a se concentrar no sul e no litoral pela madrugada e manhã, migrando para o interior do Estado ao longo da tarde e da noite.
O domingo também não deve ser de praia: a previsão é de chuva em todas as macrorregiões cearenses, segundo a Funceme.
Com informações do Diário do Nordeste.