segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Ceará encerra fevereiro com cinco açudes sangrando, aponta Cogerh

Primeiro mês da estação chuvosa no Ceará, fevereiro chega ao fim com cinco açudes sangrando. Outros cinco reservatórios acumulam volumes acima de 90% da capacidade total e estão na iminência de transbordar. Os dados foram extraídos do Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nesta terça-feira, 27, na atualização divulgada às 18h07min.

Estão com as águas vertendo os açudes Muquém (Cariús), Valério (Altaneira), Germinal (Palmácia), Tijuquinha (Baturité) e Rosário (Lavras da Mangabeira). Este último tem a maior capacidade hídrica entre as cinco barragens, cerca de 47 milhões de metros cúbicos (m³), e atingiu 100% da capacidade ainda no dia 23 de janeiro.

Dos reservatórios com aportes acima de 90%, o Caldeirões, em Saboeiro, é o que está mais próximo de verter suas águas, com volume na casa dos 99%. Em seguida aparecem o açude Curral Velho, em Morada Nova, com 97%, e o açude Aracoiaba, em município homônimo, com 96%. Também estão perto de sangrar o Ubaldinho, em Cedro, e o Itapajé, em cidade homônima, com 93% e 90% de suas capacidades, respectivamente.

A Cogerh monitora 157 açudes em todas as regiões do Estado. Juntas, as barragens podem acumular até 18,5 bilhões de m³. O volume atual é de 5,79 bilhões (m³), correspondente a 31,2% da capacidade máxima. O cenário é melhor do que em fevereiro de 2022, quando o índice chegava a 21,1% e havia apenas um açude sangrando.

Nos dois primeiros meses de 2023, os reservatórios cearenses acumularam cerca de 358,4 milhões de m³ de água, uma média diária de 8,8 milhões (m³). O Açude do Orós, segundo maior do Estado, armazenou o maior aporte: 80 milhões (m³). O Castanhão, a maior barragem, aparece logo depois com acréscimo de 60 milhões (m³), seguido do açude Itaúna (Granja), com pouco mais de 10 milhões (m³).

Com informações do O Povo.