segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Detran recolhe mais de 100 animais abandonados às margens das rodovias no Ceará durante o carnaval

Foto Detran Ceará
As equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheram 112 animais que se encontravam abandonados às margens das rodovias estaduais (CEs) durante o período do Carnaval. As apreensões ocorreram entre os dias 17 e 22 de fevereiro e tiveram como objetivo garantir a segurança viária, preservando as vidas dos próprios animais e condutores que trafegam pelas estradas.

A maioria das espécies recolhidas foram de asininos, conhecidos como jumentos. Confira o total de animais recolhidos:

Jumentos (63)
Bovinos (26)
Equinos (7)
Muares (7)
Caprinos (6)
Ovinos (3)

Após retirados das vias, os animais são encaminhados a pontos de apoio, em currais localizados nas regionais do Detran-CE.

Caso a retirada dos animais não aconteça no prazo de sete dias úteis, estes são encaminhados para serem criados na Fazenda do Detran-CE, localizada no município de Santa Quitéria, distante 226 km de Fortaleza, onde são pesados, medicados, alimentados e vacinados.

Animais como bovinos e caprinos, que são apropriados para consumo humano, e que são considerados abandonados por seus tutores, são encaminhados a instituições filantrópicas, previamente cadastradas, de Fortaleza e do interior, em uma ação social proposta pelo Detran-CE.

Com informações do G1 Ceará.