segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Possibilidade de aumento da gasolina gera fila nos postos de combustíveis em Fortaleza

Foto Davi César/Sistema Verdes Mares
A expectativa do fim da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o álcool gerou, na manhã desta segunda-feira (27), uma fila de motoristas em postos de combustíveis em Fortaleza.

O retorno da cobrança dos impostos federais está previsto para acontecer na quarta-feira (1º), e deve impactar o preço desses combustíveis ao consumidor final. Segundo cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o aumento esperado nos postos é de R$ 0,68 por litro no caso da gasolina; e R$ 0,24 por litro no caso do álcool.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar nesta segunda-feira com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, para avaliar alternativas à desoneração de combustíveis. O objetivo, segundo assessores do presidente, é saber se a companhia tem como absorver parte do impacto do fim da desoneração.

Editada no governo de Jair Bolsonaro (PL), a desoneração foi prorrogada por Lula (PT) no início do governo, por meio de uma medida provisória com validade até o fim de fevereiro.

Com informações do G1 Ceará.