terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Mais de 80 prefeituras do Ceará anunciaram reajuste salarial para os professores

Foto José Leomar/SVM
Duas semanas após o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciar o novo piso salarial do magistério, 82 prefeituras cearenses aderiram ao reajuste. O levantamento foi feito pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e divulgado nesta terça-feira (31).

Professores de Paraipaba são os que vão receber maior aumento salarial em 2023, que fica em 16%. Outras 38 cidades deram acréscimo de 15%, enquanto 42 deram em 14,95%, percentual fixado pela Lei Federal do Piso Nacional do Magistério. Somente Eusébio encaminhou reajuste em índice ligeiramente menor, em 14,81%.

Em Quixadá (15%) e em Maracanaú (14,95%), a revisão foi feita em valores pedidos pela categoria, mas as prefeituras anunciaram que os pagamentos vão ser feitos de forma parcelada.

A nível estadual, a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) realiza tratativas com entidades sindicais para viabilizar o pagamento. Ocorreu, nesta terça-feira (31), uma reunião com o Sindicato Apeoc com esse objetivo. O cumprimento do reajuste foi um compromisso assumido pelo governador Elmano de Freitas (PT). O aumento salarial é obrigação versada em lei federal.

"Todos os pontos da Campanha Salarial foram tratados na reunião e reuniões técnicas e pedagógicas serão realizadas para discutir as demandas", afirmou o sindicato, após o encontro.

Com informações do Diário do Nordeste.