quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Rede pública de Ensino Médio em tempo integral do Ceará é ampliada e chega a 71% das escolas

Foto Diário do Nordeste 
Mais 80 escolas de Ensino Médio da rede pública do Ceará passam a oferecer ensino em tempo integral, segundo anunciou o governador Elmano de Freitas (PT), na manhã desta quinta-feira (26). Com a ampliação, 71% das escolas estaduais passam a oferecer a jornada de sete a nove horas diárias.

A meta de Elmano é de chegar ao fim do primeiro mandato, em 2026, com 100% das escolas da rede estadual assim.

Durante o anúncio, o governador pontuou que o objetivo é garantir a universalização do modelo na rede pública até 2028. As novas 80 escolas representam a ampliação da presença do ensino de tempo integral em 66 municípios cearenses. "Nós apostamos nessa política", afirmou o petista, lembrando que o modelo de ensino em tempo integral foi implantado há mais de uma década, nas gestões do então governador e atual senador Cid Gomes (PDT).

Elmano também ressaltou que os resultados obtidos pelas escolas estaduais em tempo integral do Ceará nas avaliações externas ratificam a decisão de ampliar o modelo.

MODELO DE EDUCAÇÃO

O modelo citado pelo governador faz parte do Programa Ceará Educa Mais, composto por 25 ações. Ao todo, existem 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e outras 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no Ceará.

Em 2023, por exemplo, serão mais de R$ 300 milhões investidos nas novas escolas de ensino em tempo integral. O recurso deve ser utilizado para ampliação, adaptação e até aquisição de equipamentos para a mudança.

Dos 66 municípios em que as escolas desse modelo serão ampliadas, 27 receberão unidades em tempo integral pela primeira vez: Aiuaba, Alcântaras, Apuiarés, Arneiroz, Campos Sales, Cariré, Cedro, Chaval, Croatá, Ererê, Fortim, General Sampaio, Graça, Groaíras, Icapuí, Ipaumirim, Ipueiras, Itatira, Jaguaretama, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacujá, Palhano, Potiretama, Quiterianópolis, Santana do Acaraú e São Luís do Curu.

Ofertando tempo integral a partir da 1ª série do Ensino Médio, estas escolas chegam a 157 cidades cearenses, com 68 delas apenas em Fortaleza. Conforme o Governo, elas foram instaladas em locais com maiores índices populacionais.

CONFIRA TODOS OS 66 MUNICÍPIOS:

Acaraú
Aiuaba
Alcântaras
Apuiarés
Aquiraz
Arneiroz
Araripe
Barro
Beberibe (2)
Camocim
Campos Sales
Cariré
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Caucaia
Cedro
Chaval
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Croatá
Cruz
Ererê
Fortaleza
Fortim
General Sampaio
Graça
Granja
Groaíras
Icapuí
Icó
Ipaumirim
Ipu (2)
Ipueiras (2)
Itaitinga
Itapipoca
Itapiúna
Itatira
Jaguaretama
Juazeiro do Norte (2)
Jucás
Maranguape
Mauriti
Monsenhor Tabosa
Morrinhos
Novo Oriente
Nova Russas
Pacujá
Palhano
Parambu
Pedra Branca
Pires Ferreira
Potiretama
Quiterianópolis
Quixeramobim (2)
Quixeré
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
São Benedito (2)
São Gonçalo do Amarante (2)
São Luís do Curu
Tabuleiro do Norte
Tianguá

Com informações do Diário do Nordeste.