Foto Thiago Gadelha/SVM |
Agora secretária da Saúde do Ceará, a médica Tânia Mara Silva Coelho, afirma que 2023 deve ter mais uma rodada de vacinação contra a Covid-19. Após a cerimônia de posse no cargo e do governador Elmano de Freitas (PT), ela informou que ainda não se tem as orientações do Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial da Saúde sobre o tema.
"(A vacinação) deve ser para evitar (a Covid-19), assim como se faz com a influenza (gripe)", disse a secretária, lembrando que a vacinação da gripe é anual no país.
Ainda sobre a pandemia, Tânia comenta que neste momento, a doença está controlada. Foram até agora cinco ondas da doença, mostrando comportamento cíclico. "Cada vez que a onda vem, ela vem mais curta e está tendo achatamento da curva mais rápido", aponta. "Então, a gente espera que ela evolua como uma gripe."
Para a médica, o grande legado que ficou da Covid-19, é o aprendizado das pessoas e a estrutura hospitalar que ficou.
Já sobre prioridades da sua gestão a frente da Sesa, Tânia aponta o fortalecimento da regionalização da saúde, levando a todo o Estado o serviço de alta complexidade e as cirurgias eletivas, além de "trabalhar com a vigilância pra fortalecer as campanhas de vacinação".
Com informações do O Povo.