Um idoso de Barbalha, no interior do Ceará, realizou um sonho da adolescência: conquistou a carteira de habilitação. Napolião Manuel Oliveira tem 78 anos, sete filhos, onze netos e trabalhou na agricultura até se aposentar.
“Eu queria aprender a dirigir desde criança, possuir um carro. Mas as coisas eram difíceis. Até hoje, não tinha condições de comprar, mas a minha filha comprou. Muita gente disse que eu não ia aprender a dirigir, mas eu consegui. Hoje eu já ando pra todo canto. E, com muito esforço, eu consegui tirar a carteira”, afirma o agricultor.
Para ter a carteira em mãos, ele precisou enfrentar alguns desafios. Um deles foi a dificuldade em acessar internet. O idoso teve de sair de casa, algo que evita, e passar mais de três semanas na casa da filha e do genro, na cidade do Crato, para fazer as aulas on-line.
Depois dos estudos, Napolião teve dificuldade com a prova teórica. Foram seis tentativas até conseguir. Mas, quando chegou a vez da prática, a aprovação foi de primeira.
O apoio da família foi fundamental. A filha Ana Paula acompanhou de perto o momento: “Quando ele entrou no carro eu comecei a rezar. Quando ele voltou e desceu do carro, ele gritou e todo mundo junto emocionado também. Agora o velhinho é habilitado!”
Também foi importante o trabalho da instrutora Maria de Fátima Felipe, que orientou nas aulas práticas. Ela afirma que Napolião sempre foi um aluno dedicado.
“Chegava antes do horário e ficava me aguardando para iniciar as aulas. Ele tem muita força de vontade”, disse.
Com informações do G1 Ceará.