sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Cearense fanático pelos 'hermanos' torce por semifinal entre Brasil e Argentina

O professor de espanhol Robério Silva é brasileiro nato. Nasceu em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Mas alimenta uma paixão diferenciada quando o assunto é futebol. Ele torce pelos "hermanos". Para quem não conhece o termo que se popularizou no esporte na década de 1960 e 1970, estamos falando da Argentina.

“Essa paixão começou em 2002. Eu era muito fã do Gabriel Batistuta e na copa descobri que ele jogava pela Argentina. Pela identificação com ele, comecei a torcer pela seleção argentina. Desde lá o interesse foi aumentando.”

A partir da Copa de 2002, ele começou a acompanhar a seleção argentina em várias competições e também os campeonatos nacionais. Foi aí que surgiu uma paixão, pelo time River Plate.

Ele coleciona camisas da seleção argentina e do River Plate, além de outros objetos como mochilas, bandeiras, cornetas, enfeites e até máscara de proteção facial.

O interesse não ficou apenas no futebol. Roberto resolveu também ampliar o conhecimento sobre os costumes e a cultura argentina. Fez cursos e até se formou em Letras/Espanhol.

"Em 2014 comecei a estudar espanhol por causa da Argentina e em 2016 fui fazer a faculdade de Letras Espanhol e o meu trabalho de conclusão do curso foi sobre literatura argentina, com foco em uma obra do escritor Julio Cortázar."

E este ano realizou um sonho, visitar o país. Ele fez intercâmbios em janeiro e em julho. Visitou pontos culturais em Buenos Aires, fez amigos que até se surpreenderam por ele gostar tanto da Argentina. E ainda assistiu um jogo no Monumental de Núñez, estádio do River Plate.

“Quando eu fui lá fazer intercâmbio em Buenos Aires, aumentou ainda mais essa paixão. Assisti a jogo no estádio do River Plate, para mim foi a realização de um sonho. Aqui no Brasil nunca tive uma paixão por times brasileiros. Eu só vim sentir essa paixão de torcedor quando comecei a acompanhar o futebol argentino. Eu sou um brasileiro de coração argentino”, disse.

Com informações do G1 Ceará.