domingo, 4 de dezembro de 2022

Biblioteca montada em bicicleta estimula crianças e jovens à leitura em cidade do Ceará

Foto Divulgação/Lubben Multimidia
O estímulo à leitura sobre duas rodas é o objetivo do projeto BiciBiblioteca, promovido na cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Com uma biblioteca itinerante montada em uma bicicleta, mais de 3.500 livros vão ser disponibilizados para crianças e jovens da cidade.

A BiciBiblioteca vai atuar em quatro escolas da região durante a semana, para buscar aumentar o número de livros lidos pelos estudantes. Aos domingos, o projeto vai aportar na Feira Livre, organizada na Praça Renato Pessoa de Aguiar, no Centro de Pacajus, das 9h às 13h. No local vai ser possível trocar livros e participar de atividades de contação de história e leitura em voz alta.

As escolas escolhidas para receber o projeto são: Escola Aracy Gonzaga da Silva, Escola Senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora, Escola João Ronaldo Matias e Escola Edite Nogueira da Costa. Os estudantes vão receber fichas de leitura para fazer comentários próprios sobre os livros, como dizer qual o personagem preferido, fazer anotações e desenhos sobre a obra.

O objetivo da ação é desenvolver a empatia, criando uma conexão com o universo dos outros alunos, promovendo assim um intercâmbio cultural entre as escolas participantes. O projeto vai acontecer de dezembro de 2022 a março de 2023.

O projeto é idealizado pela FGM Produções Culturais, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa WestRock, apoio da Prefeitura de Pacajus, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal.

Com informações do G1 Ceará.