segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Inmet emite alerta de chuvas intensas em Acopiara e mais 110 cidades do Ceará

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta segunda-feira, 14, um alerta de perigo potencial de chuvas intensas em 111 cidades das regiões Norte, Noroeste e Sertões do Ceará, incluindo Acopiara. O alerta de perigo nas precipitações segue até a manhã desta terça-feira, 15.

De acordo com o Inmet, para os municípios incluídos no alerta, existe possibilidade de chuvas de até 50 milímetros, ventos intensos (40 e 60 km por hora), interrupção no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e até queda de galhos de árvores.

Durante o alerta meteorológico, o órgão recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores em caso de fortes chuvas acompanhadas de ventania, pois nesses locais o risco de queda de raios é consideravelmente maior.

Outra orientação é não estacionar veículos no entorno de torres de transmissão ou placas placas de propaganda. Além disso, é orientado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O Inmet ainda lembra que caso as chuvas resultem em algum dano estrutural, material ou físico, a Defesa Civil deve ser acionada, por meio do telefone 199. Outra opção é ligar para o Corpo de Bombeiros do Ceará, que atende pelo número 193.

Além do Ceará, os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins também foram alertados das condições de chuvas.

Com informações do O Povo.