Foto Honório Barbosa |
Pelo quarto dia consecutivo a cidade de Jaguaribe registra a mais alta temperatura do Nordeste, região que abrange 1.793 municípios. Conforme levantamento realizado pelo Diário do Nordeste, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 20 de novembro o município do Sertão cearense lidera o ranking. Neste intervalo, a máxima foi registrada nesta terça-feira, com 37,8º Celsius.
No dia 20, os termômetros marcaram 36,8ºC. Um dia após, subiu para 37,5ºC. Na sequência, mais uma elevação, chegando a 37,8ºC na terça-feira e, na quarta, dia 23 de novembro, os termômetros marcaram 37,3ºC. A sensação térmica nestes dias ultrapassou a marca dos 40ºC.
Quando há dias prologados com altas temperaturas os danos à saúde se potencializam. Sensação de cansaço, fadiga e indisposição estão entre os efeitos mais comuns sentidos, conforme destacam especialistas.
O médico Fernando Guanabara acrescenta que, neste cenário, aumenta a chance de "constipação, mais prisão de ventre e até mesmo mais fome".
Com informações do Diário do Nordeste.