quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Ceará recebe chuvas de quase 100 milimetros após duas semanas de baixos volumes; veja maiores índices

Foto Diário do Nordeste 
Após duas semanas de chuvas reduzidas, as precipitações voltaram a ganhar força no Ceará. Entre ontem, dia 29, e hoje, quarta-feira (30), mais de 65 cidades tiveram registro de pluviometria, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior índice foi observado em Solonopole, com 97 milímetros.

Este foi o maior volume registrado no Ceará desde o dia 14 de novembro, quando Caririaçu registrou impressionantes 171 mm.

Em seguida aparecem as cidades de Caririaçu, com 74 milímetros e, fechando a lista das três mais chuvosas desta quarta-feira, está Jaguaretama, cujo índice acumulado foi de 71 mm.

Os bons índices contrastam o cenário recente verificado no Ceará. Entre os dias 16 e 28 de novembro as chuvas não superaram nem mesmo marca das 10 cidades banhadas, com volumes que não ultrapassaram os 10 mm.

No entanto, este padrão foi quebrado nesta terça-feira (29) -- com precipitações em mais de 20 cidades, e cujo destaque foi em Tamboril, com volume pluviométrico de 49 milímetros -- e consolidado nesta quarta-feira. Mas, o que explica esse retorno das precipitações?

Segundo a Funceme, os volumes "são decorrentes da influência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (posicionada mais ao sul do Nordeste), somado a efeitos locais (temperatura, relevo e umidade)". Contudo, este sistema, ainda conforme o órgão, "já está se desconfigurando, bem como do sistema de brisa".

Dez maiores volumes:

Solonópole: 97 mm
Caririaçu: 74 mm
Jaguaretama: 71 mm
Solonópole: 65 mm
Granjeiro: 56,3 mm
Orós: 56 mm
Deputado Irapuan Pinheiro: 52 mm
Quixadá: 50,4 mm
Icó: 48 mm
Pedra Branca: 37 mm

Com informações do Diário do Nordeste.