terça-feira, 25 de outubro de 2022

Alunas de Pedra Branca desenvolvem tratamento de água contaminada usando a jurema preta

A EEEP Antônio Rodrigues de Oliveira, carinhosamente chamada de escola profissionalizante pela cidade de Pedra Branca no sertão central cearense, é destaque em avaliações e resultados externos desde de sua fundação, sendo referência nacional em padrão e qualidade de ensino, tais conquistadas provenientes do trabalho árduo e direcionado do grupo de gestores, professores e pelo compromisso dos estudantes desta instituição pública

As alunas Kalyne Falcão e Lauanda Vitoriano ambas de 2º enfermagem, desenvolveram um projeto chamado filtro ecológico de baixo custo, para tratamento de água, feito à base de carvão ativado proveniente da biomassa da jurema preta (Mimosa hostilis) – Projeto TAC.

Sobre o projeto, a aluna Kalyne Falcão, uma das idealizadoras do projeto diz: O nosso projeto tem uma grande importância na sociedade, nós desenvolvemos um método de tratamento de água eficiente e de baixo custo, a fim de favorecer o acesso de água limpa para as comunidades, em especial aos mais necessitados, através de um processo barato e sustentável.

Já a aluna Lauanda Vitoriano, diz que:”Com as nossas pesquisas, foi mostrado a eficiência do nosso protótipo, conseguindo corrigir todos os parâmetros físicos químicos e biológicos da água, tornando-a própria e eficiente para o consumo. Mostrando que é uma alternativa prática e viável para a reutilização da água contaminada após o tratamento, deixando-a apta para ser consumida.

Com informações do Portal de Notícias CE.