sábado, 22 de outubro de 2022

A tradicional culinária nordestina atrai clientes logo pela manhã, em Iguatu

No cardápio, as opções vão da tradicional panelada, buchada, tapioca, cuscuz, entre outras opções de lanche que são servidos nas primeiras horas da manhã. A venda de ‘merenda’ no mercado central de Iguatu começa cedo. Por isso que Cleide Alves tem que chegar cedinho ainda no ‘escuro’ para preparar tudo e esperar logo os primeiros clientes.

“4h, 4h30 já estou por aqui preparando tudo. Às vezes nem tem comida pronta, já tem gente esperando”, afirmou a permissionária que, entre um preparo de um prato e outro, ia conversando. “Aqui é assim, a gente não para. Atende um, outro, conversa vai, vem, e vamos nesse ritmo todo santo dia. Tem dias que a movimentação é maior. Mas, graças a Deus, não tenho do que me reclamar”, comemorou.

As comidas típicas nordestinas, tudo feito na hora, é atrativo para a clientela. Gente pelo mercado para comer as tradicionais comidas é o que não falta. Mas, pelo mercado, de tudo se encontra um pouco pela grande variedade de produtos: carnes, frutas, ervas, hortaliças, temperos, utensílios domésticos, entre outros tantos produtos sempre tem movimento. “Aqui é assim, tem movimento pra todo lado”, ressaltou o pedreiro Antônio Fernandes, apreciador da gastronomia local, afirmando que gosta de tudo, mas que prefere, além da panelada, e da buchada, cuscuz com ovo e café. “Tem dias que a gente pega uma comida mais leve. Mas costumo fazer uma alimentação reforçada para enfrentar o dia de trabalho. A gente gosta de frequentar um lugar que é conhecido, quando a gente sabe que a pessoa faz com carinho e zelo”, ponderou.

Com informações do Jornal A Praça.